Reservatórios em estado de alerta, o melhor é se prevenir

Compartilhar

Reservatórios em estado de alerta, o melhor é se prevenir

Reservatórios em estado de alerta é um sinal de que uma possível crise hídrica vem por aí, existem meios para diminuir o impacto da escassez de água. O Sistema Cantareira, por exemplo, em janeiro de 2018 já operava em 44% de sua capacidade.

Em Maio de 2022 o Sistema Cantareira de acordo com o Portal dos Mananciais da SABESP indica o nível em 44,2%.

Reservatórios em Estado de alerta - infográfico do Cantareira Abril 2022

Os números indicavam uma piora se comparados com a pré-crise hídrica de 2013, quando o sistema operava em 65%, e mesmo com a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo garantindo que a situação está sob controle, muitos já se preparavam para não serem pegos de surpresa por uma nova crise.

Com os reservatórios em estado de alerta, o melhor caminho para combater crises deste tipo apontam no caminho do uso consciente e no da economia de água, mas é possível com pequenos esforços melhorar o sistema de armazenamento de sua residência e/ ou empresa e montar sistemas de reuso e aproveitamento de água da chuva para diminuir os impactos de eventuais racionamentos:

1 – Aumentando a capacidade de armazenamento

É possível aumentar a capacidade de armazenamento instalando uma nova caixa d’água. Claro que é preciso calcular o consumo e se o local de instalação suporta uma nova caixa, mas o mais importante é garantir que esta caixa armazenará água com segurança. Com a instalação de Caixa d’água limpa e adequada, é possível garantir água pura e totalmente blindada contra ameaças como a do mosquito Aedes Aegypti.

2 – Armazenando água da chuva

Aproveitar a água da chuva também é uma alternativa para driblar o racionamento. É altamente recomendado compra de cisternas com capacidade suficiente para prover água durante os períodos de racionamento, ao mesmo tempo, cisternas de alta durabilidade e de fácil instalação.  

As cisternas Acqualimp suportam 2.800, 5.000 e 10.000 litros de armazenamento, garantindo muita água durante um eventual racionamento. Não espere o racionamento para se adequar, previna-se com soluções inteligentes e garanta o funcionamento de sua residência ou negócio.

Consulte um especialista Acqualimp através do telefone 0800 940 2482. 

 

Compartilhar

Você também poderá gostar