Quer saber qual produto Acqualimp é ideal para você?
Saiba que, em média, o brasileiro consome, 150 L de água por pessoa/dia?
Mas, para facilitar sua escolha, basta preencher a calculadora abaixo!
Calculadora
⠀
Dúvidas frequentes
Caixa D’Água
As caixas d’água dos modelos Água Limpa (bege) e Água Protegida (azul) são as melhores caixas d´água do mercado. Os dois reservatórios possuem 3 camadas de proteção (sendo 1 camada externa – bege ou azul – com anti-UV, 1 camada preta contra os raios solares e 1 camada interna branca que facilita a limpeza e manutenção, além de revestimento antibacteriano interno 100% orgânico Expel®. Essas duas caixas d’água contam com 3 conexões instaladas de fábrica – sendo 2 conexões de saída medindo 1 ½” (50mm) na parte inferior do reservatório e 1 conexão ladrão na parte superior de 1” (32mm). Os dois modelos contam com Tampa Click de alta vedação, com um abre e fecha de apenas ¼ de volta; e as duas saem de fábrica com uma base plana superior já perfurada no diâmetro exato para você instalar uma válvula boia (ou torneira boia, como alguns chamam). Então, a principal diferença entre a Água Limpa e a Água Protegida, além da cor de cada uma, é que apenas a caixa Água Limpa acompanha 1 Filtro Ponto de Entrada e 1 Válvula Boia ¾ de alta vazão. As caixas d’água Água Limpa e Água Protegida têm 10 anos de garantia para defeitos de fabricação.
O exclusivo Revestimento Antibacteriano Expel® é uma fórmula 100% orgânica desenvolvida pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento de produtos que contêm em sua estrutura componentes que evitam a proliferação de microrganismos na parede interna da caixa. Esse revestimento é aplicado sobre a camada interna branca da sua caixa d’água Água Limpa ou Água Protegida. Isso garante a conservação de uma água limpa e sem reprodução de bactérias ou algas dentro da sua caixa d’água. Essa proliferação de bactérias dentro de uma caixa d’água ocorre através de vários fatores, mas os principais são a entrada de sol na caixa que provoca a fotossíntese, caixa destampada ou até mesmo reservatórios sem proteção anti-UV. Então, sempre opte por caixa d’água com revestimento antibacteriano 100% orgânico para deixar sua família protegida.
A Tampa Click Acqualimp garante máxima proteção e segurança para a água que você armazena na sua caixa d’água. Seu desenho garante segurança no fechamento, evitando que a tampa solte mesmo com ventos fortes, evitando a entrada de animais, insetos ou qualquer sedimento, reduzindo o risco de proliferação do mosquito da dengue. Ou seja, você não precisa mais ter uma caixa d’água onde a tampa fica amarrada com corda ou arame, ou até mesmo você não precisa mais colocar pedra, tijolo ou madeiras em cima da sua caixa d’água pra garantir que estará fechada. Saiba que fazendo tudo isso você está contribuindo ainda mais com a proliferação do aedes aegypti, porque todo peso colocado em cima da sua caixa d’água, vai fazer a parte de cima afundar, e ali vai juntar uma pequena poça de água suficiente para formar um criadouro dentro da sua casa. Escolha caixas d’água com Tampa Click.
De maneira geral, as caixas d’água Acqualimp não necessitam nenhum tipo de manutenção quando são corretamente instaladas (consulte o manual antes de instalá-las). Quanto à limpeza, a Acqualimp sempre recomenda que o consumidor limpe a caixa d’água a cada 6 meses, mas isso depende diretamente da qualidade da água que cada pessoa recebe em casa.
De toda maneira, as caixas Água Limpa e Água Protegida contam com o exclusivo Revestimento Antibacteriano Expel® 100% orgânico que reduzem a necessidade de limpeza frequente, uma vez que a tecnologia conserva a água mais limpa dentro do reservatório. E, quando for necessário, sempre que for fazer a limpeza de sua caixa d’água – independente de marca/fabricante – utilize apenas um pano limpo e água. Não é necessário usar produtos de limpeza em geral.
A Acqualimp não recomenda enterrar suas caixas d´água, pois elas foram desenvolvidas em polietileno que permite a exposição ao ar livre e são preparadas para resistir ao calor do sol e as adversidades do clima. A saber, de fato, nenhuma caixa d’água – independente de marca/fabricante – é recomendada que seja enterrada. Para essa aplicação, o recomendado é a linha de Cisterna desenvolvidas especificamente para que possam ser enterradas.
Sim. A Acqualimp oferece ao consumidor que deseja comprar, individualmente, a tampa de qualquer reservatório de sua marca. As tampas podem ser compradas em lojas de materiais de construção ou lojas online. Se tiver dificuldade de encontrar, ligue 0800 940 2482 que a Acqualimp te ajuda a encontrar.
Ambos os furos estão na parte superior (pescoço) das caixas Água Limpa e Água Protegida da Acqualimp. O que diferencia é que a furação para instalação da válvula boia Acqualimp não contém flange (ou seja, é apenas um furo feito de fábrica). Já a entrada do ladrão, esse sim é um flange/conexão de 1” (32mm) já instalada de fábrica.
Importante: se você for instalar uma válvula boia que não seja Acqualimp, você terá que instalar um flange no furo de fábrica da caixa e instalar sua válvula boia de preferência). É que essa perfuração é feita exatamente no tamanho para encaixe da válvula boia Acqualimp. Então, para outros modelos, é só conectar um flange e instalar sua válvula boia.
É simples e você não terá dificuldade. Para caixas d’água Acqualimp de 310L até 1.000L você deve comprar a Tampa Click de 18” (45 cm). Agora se sua caixa d’água da marca Acqualimp for de 1.500L a 2.500L a tampa certa mede 21” (60 cm). Se tiver dificuldade de encontrar, ligue 0800 940 2482 que a Acqualimp te ajuda a encontrar.
O único produto que a Acqualimp recomenda para reparos em seus reservatórios é a própria matéria-prima (polietileno) que é comercializada em bastão. Porém deve ser manuseada por um profissional qualificado.
Nas caixas Água Limpa (bege) e Água Protegida (azul): são 2 flanges de 1 ½” (50mm) na parte inferior; e 1 flange de 1” (32mm) na parte superior para o extravasor ladrão;
Na caixa Fácil instalação: é 1 flange de 1 ½” (50mm) na parte inferior;
A Cisterna Acqualimp possui um flange de 1” (32mm) na parte superior para instalação da tubulação da bomba;
Os demais reservatórios de água da marca Acqualimp não saem de fábrica com flanges instalados.
Todas as caixas d’água fabricadas pela Acqualimp (Caixa Água Limpa, Caixa Água Protegida, Caixa Fácil Instalação e Caixa Básica) possuem bases planas no corpo de cada reservatório para que você possa instalar as conexões que desejar, desde que seja flange de até 2” (60cmm). Para instalar, basta utilizar serra-copo e fazer a perfuração no local indicado na base plana.
Os tamanhos das caixas d’água Acqualimp variam de acordo com o modelo. Mas, no geral as caixas são de 310 litros até 2.500 litros. Confira:
Caixa d’água Água Limpa: 500L, 1.000L, 1.500L, 1.750L, 2.500L
Caixa d’água Água Protegida: 310L, 500L, 1.000L, 1.500L, 1.750L, 2.500L
Caixa d’água Fácil Instalação: 310L, 500L, 1.000L
Caixa d’água Básica: 310L, 500L, 1.000L, 2.000L
Todas as caixas d’água da Acqualimp têm um nome, exemplo: Água Limpa, Água Protegida, Fácil Instalação. E, por ser uma caixa de modelo tradicional que todos conhecem, a Acqualimp decidiu dar o nome de Caixa d’água Básica Acqualimp a esse reservatório. É um produto que tem 5 anos de garantia de fábrica, bases planas no corpo da caixa d’água para que você possa instalar as conexões que desejar e uma tampa de vedação segura.
Para facilitar a instalação do flange, a Caixa d’água Básica Acqualimp sai de fábrica com bases planas indicativas para fazer a perfuração. Lembre-se sempre de usar serra copo e nunca outro tipo de material para fazer essa instalação.
A Caixa d’água Básica Acqualimp conta com uma tampa de vedação segura. Ela apresenta maior resistência e fechamento contra impurezas, insetos, animais e sujeiras. Para fechar a sua caixa d’água corretamente ela precisa estar totalmente vazia. Então, com sua caixa d’água vazia, basta encaixar a tampa e pressionar. Mantenha o reservatório sempre fechado para a assegurar a qualidade da água da sua caixa.
Cisterna
Cisternas são reservatórios que permitem armazenar água abaixo do nível do solo (enterrados). São indicadas para ambientes com limitação de espaço e funcionam como uma excelente alternativa para captação de águas pluviais (água da chuva) utilizadas para uso secundário (limpeza em geral, jardim, lavanderia, etc) ou para armazenar água fornecida pela rede pública, evitando desabastecimento quando a rede pública interrompe o fornecimento de água seja por hora, dias ou semanas.
As Cisternas Acqualimp são fabricadas em polietileno de alta densidade possuem bases planas em todo o corpo do reservatório para que você tenha liberdade para instalar as conexões/tubulação como desejar, como atender o seu protejo. As bases planas já mostram indicativo para orientar a perfuração correta, sempre com uso de serra-copo. Além disso, as Cisternas Acqualimp saem de fábrica com um flange/conexão de 1” (32mm) para retirada da água, através de bomba. A Cisterna Acqualimp conta ainda com o exclusivo Revestimento Antibacteriano Expel®, uma fórmula 100% orgânica desenvolvida pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento de produtos que contêm em sua estrutura componentes que evitam a proliferação de microrganismos na parede interna da Cisterna. Isso garante a conservação de uma água limpa e sem reprodução de bactérias ou algas dentro da sua Cisterna. A Cisterna Acqualimp tem 10 anos de garantia para defeitos de fabricação.
Cisterna sem equipamentos (ou seja, apenas o produto Cisterna);
Equipamentos para captar água da chuva (com todos os acessórios para você captar e armazenar água da chuva para uso secundário);
Equipamentos para captar água da rede pública (esse modelo também acompanha acessórios para instalação).
As Cisternas Acqualimp, independente se equipada ou não, são fabricadas nas capacidades 3.000L, 5.000L, 10.000L.
O kit para Rede Pública Acqualimp é indicada para armazenamento de água tratada, a água que vem da rede pública da sua cidade ou até mesmo aquela água que você pode comprar de carro-pipa, desde que seja uma água confiável para segurança da sua família. O kit para Rede Pública Acqualimp é a melhor alternativa para minimizar os efeitos de racionamento em locais com abastecimento irregular, além de facilitar o recebimento de água quando as redes públicas operam com pressão insuficiente que não deixam a água chegar até a sua casa ou até a sua caixa d’água.
O kit para Água de Chuva Acqualimp é fornecida com todos os acessórios necessários para você captar a água da chuva e utilizá-la no uso secundário de casa, como limpeza em geral, quintal, jardim, descarga em vaso sanitário, etc. Nesse formato, a Cisterna traz alguns acessórios no seu kit, entre eles 2 filtros, um deles tem a função de separar e jogar fora folhas, pequenos insetos e animais que vêm do telhado antes de entrar na Cisterna. O outro filtro que acompanha é o Filtro de Água que tem a função de reter partículas em suspensão de até 50 micras, ou seja, tirar o máximo de sujeira que possa estar dentro dessa água, antes mesmo de entrar na Cisterna. Mas, atenção: mesmo com todos esses elementos filtrantes, a água da chuva não é recomendada para consumo humano.
Apenas 2 modelos de Cisternas Acqualimp acompanham acessórios. São eles:
Kit água de chuva: (1) filtro de sedimento, (1) registro de esfera, (1) filtro de água de chuva com malha em aço inox, (1) conjunto de sucção com flutuador, (1) sifão ladrão, (1) freio d´água, (2) gaxetas de 100 mm.
Kit rede pública: (1) filtro de sedimento, (1) registro de esfera, (2) eletroníveis, (1) bomba ½ HP, (1) válvula de pé com crivo, (1) Válvula Boia ¾” de alta vazão.
O filtro de água de chuva com malha em aço inox que faz parte do kit de acessórios da Cisterna para captar água da chuva tem a função de separar as folhas, insetos, animais mortos ou qualquer outra sujeita que esteja no telhado da residência. Toda essa ou qualquer outra sujeira é descartada pelo sistema de drenagem do filtro, antes mesmo de a água entrar na Cisterna.
O freio d’água serve para evitar atrito com o fundo/base da Cisterna. Mais informações relacionadas à instalação do produto, consulte o Manual de Instalação das Cisternas Acqualimp.
Pode-se instalar flanges de até 4” (100mm).
O Kit para captar água da chuva é a melhor alternativa para o uso da água de maneira sustentável e, consequentemente, gerando economia em residências, escritórios, edifícios comerciais, industriais e outros. Isso porque você deixa de usar água da rede pública para lavar quintal, carro, garagem, jardim, descarga em vaso sanitários e economiza na conta, já que pra isso usará a água coletada da chuva, sem precisar pagar por isso no final do mês.
Sim, porém, se você vai usar para coletar água da chuva (uso secundário: lavar quintal, jardim, vaso sanitário, etc), você não pode misturar com água da rede pública (uso primário: consumo, tomar banho, cozinhar, etc). Ou seja, você terá de decidir se armazena uma água ou outra, podendo intercalar sempre seguida de uma limpeza, só não pode misturá-las. Os pontos de consumo que utilizarem água da chuva deverão estar identificados como “Água não potável” como de acordo com a norma (NBR 15527). Lembrando que de acordo com a NBR 5626, o sistema de distribuição de água da chuva deve ser independente do sistema de água potável, não permitindo conexão cruzada.
Importante: De acordo com a NBR 5626, o sistema de distribuição de água da chuva deve ser independente do sistema de água potável, não permitindo conexão cruzada. Os reservatórios de distribuição de água da chuva e de água potável devem ser separados (NBR 15527) e o sistema de bombeamento deve atender a NBR 12214.
Sim. As Cisternas Acqualimp foram pensadas e são produzidas para que sejam enterradas (instalar sempre conforme orientação do Manual de Instalação fornecido pela Acqualimp).
Para chegar numa reposta, você ou um profissional precisa fazer um cálculo, porque a capacidade ideal está relacionada à área do telhado (ou seja, o tamanho do telhado da sua casa) em conjunto com a ocorrência de precipitação pluviométrica (quantidade de chuvas) de onde mora. Isso mostrará quanto de água você poderá captar na sua casa no acúmulo de chuvas. Por exemplo: 100 metros quadrados de telhado em uma região com precipitação pluviométrica de 100 mm/mês significa uma capacidade de captação de 10 mil litros por mês.
Mas calma! Caso sua Cisterna seja menor que a oportunidade de captação de água, não significa que a água de chuva não possa ser aproveitada por você. Isso porque a Kit para captar água da chuva Acqualimp acompanha um sifão ladrão e caso seja necessário extravasar água por conta de uma maior quantidade de chuva, você pode extravasar essa água para um outro reservatório. Uma solução para aumentar a quantidade de água armazenada na sua casa – seja da chuva ou rede pública – é instalar vários reservatórios em linha (vasos comunicantes).
A medida máxima é de 180 a 200 m².
Atenção: Caso o telhado ultrapasse essa medida é indicada a instalação de um “by pass”, ligando a tubulação de água de chuva antes do filtro diretamente à galeria pluvial, pois, caso haja um excesso de água de chuva no sistema, esse excesso corre direto para a galeria pluvial evitando um possível colapso.
As Cisternas podem ser instaladas em qualquer tipo de solo, desde que não haja a presença de lençol freático em profundidade conflitante com a Cisterna. Recomendamos que seja feito um teste para identificação do solo para determinação do processo de instalação. As orientações para esse teste podem ser encontradas no Manual de Instalação das Cisternas Acqualimp. É fundamental que seja feito um estudo prévio para identificar a possível presença de lençol freático.
Recomenda-se fazer um levantamento das proximidades, verificando instalações hidráulicas, elétricas ou de gás, para evitar acidentes por rompimento destas instalações durante a escavação. Também devem ser observadas edificações próximas, fundações e/ou áreas de influência. Realize a escavação construindo um talude com inclinação de acordo com o tipo de solo (a inclinação deverá ser dimensionada pelo responsável técnico da obra). Lembrando que a altura da escavação deve ser a altura da Cisterna + 60cm. O incorreto uso, aplicação ou instalação do produto acarreta perda de garantia.
Ambas possuem a função de armazenar água. Mas acreditamos que a grande diferença está na aplicação, uma vez que a caixa d’água deve ser instalada sobre o solo em superfície plana, lisa e regular; enquanto a Cisterna deve ser enterrada, porém também em base plana, lisa e regular.
Todos os produtos da marca Acqualimp acompanham um Manual de Instalação bem detalhado. Porém, é recomendado sempre buscar o apoio de um profissional técnico habilitado como pedreiro, encanador, arquiteto ou engenheiro.
Tanque
O Tanque Acqualimp é ideal para quem precisa armazenar água em grandes quantidades. Produzido em polietileno de alta densidade, ele possui bases planas para instalação de tubulação de entrada e saída, tampa descentralizada que facilita a manutenção, conta com reforço na cúpula e alças de içamento para facilitar o manuseio durante a instalação.
As bases planas em todo corpo do tanque já contam com a indicação do local exato para você instar flange/conexão para tubulação de até 4” (100mm), utilizando sempre serra-copo. Com isso, o Tanque Acqualimp permite que você instale na base inferior uma tubulação para Reserva de Incêndio que é uma exigência do Corpo de Bombeiros. O Tanque Acqualimp tem 10 anos de garantia para defeitos de fabricação.
Os tamanhos da Acqualimp são fabricados nas seguintes capacidades: 3.000L, 5.000L, 7.500L, 10.000L, 15.000L, 16.000L
Não. O Tanque Acqualimp foi projetado para instalação externa, ou seja, sobre o piso e não embaixo da terra. O incorreto uso, aplicação ou instalação do produto acarreta perda de garantia. Então, sempre siga as orientações disponíveis no Manual de Instalação. Para armazenar água com instalação embaixo do solo, o recomendado é que você utilize Cisternas Acqualimp.
O Tanque Acqualimp foi produzido atendendo NBRs (Nomas Brasileiras) para você armazenar água e não outros produtos ou substâncias químicas, por exemplo. A utilização do Tanque Acqualimp para armazenar outras substâncias ou líquidos que não sejam água, acarreta perda de garantia.
Ambos são reservatórios para armazenamento de água produzidos com a mesma matéria-prima (Polietileno de Alta Densidade – PEAD). A Acqualimp diferencia caixa d’água e tanque pelas litragens, considerando tanque sempre acima de 5.000 litros.
Biodigestor
É uma miniestação de tratamento de efluentes residenciais desenvolvido pela Acqualimp e trazido para o Brasil em 2001. O primeiro Biodigestor do país. Ele é uma solução prática para tratar o esgoto em regiões que não contam com o serviço de saneamento básico, sem custos posteriores com limpa fossa. O produto trata os resíduos sem riscos de contaminação ambiental, sem mau cheiro e o mais importante; sem jamais precisar utilizar um caminhão limpa fossa, uma vez que seu processo permite que seja auto limpável. Para seu perfeito funcionamento, é imprescindível que você faça a instalação conforme orientado no Manual de Instalação. O Biodigestor Acqualimp garante 85% de eficiência no seu tratamento e tem 5 anos de garantia para defeitos de fabricação.
Os tamanhos dos Biodigestores Acqualimp variam de acordo com o uso estimado e do tamanho/formato do imóvel. Confira:
Biodigestor 600L: indicado para residências com até 6 pessoas
Biodigestor 1.300L: indicado para residências com até 13 pessoas
Biodigestor 3.000L: indicado para residências com até 30 pessoas
Essa quantidade de pessoas pode variar consideravelmente para mais, dependendo do tipo do imóvel. Leia o Manual de Instalação do produto e entenda melhor qual o Biodigestor ideal pra sua necessidade.
O Biodigestor Acqualimp conta com um tanque séptico (fossa) de fundo cônico e um filtro anaeróbio de fluxo ascendente em um só volume. O formato cônico do fundo do tanque permite uma melhor concentração da matéria sólida neste estágio, fazendo um processo de digestão eficiente deste material, resultando na liberação da fase líquida para o estágio seguinte do filtro, onde será depurada por microrganismos presentes no material filtrante. Outra vantagem é ele ser totalmente impermeável, evitando possíveis vazamentos e contaminação do solo.
O Biodigestor Acqualimp trabalha praticamente do mesmo modo, porém com uma capacidade menor de contribuição de esgoto do que uma fossa séptica. Ele é eficiente, compacto e econômico, uma vez que conta com uma tecnologia mais moderna aplicada para o tratamento de efluentes, garantindo maior eficiência, menor espaço para instalação e dispensando o caminhão limpa fossa. O Biodigestor Acqualimp é a evolução dos sistemas de fossa + filtro, pois ele é um reator anaeróbio de fluxo ascendente (RAFA/UASB) com extração de lodo estabilizado por diferença de carga hidráulica (gravidade).
A Acqualimp recomenda a aplicação apenas para tratamento de esgoto doméstico (residências, escritórios, fábricas etc.). Ou seja, do vaso sanitário, chuveiro, torneiras, cozinha, área de serviço etc.
Sim. O Biodigestor Acqualimp é fabricado e dimensionado para trabalhar com todo esgoto da casa. Ou seja, todo esgoto de vasos sanitários, mictórios, banho, lavabos, cozinha e área de serviços desde que não haja uso discrepante ou fora da normalidade esperada. O importante é estar bem dimensionado o tamanho do Biodigestor para a estimativa de esgoto produzido por dia na residência. Então, não adianta utilizar um Biodigestor indicado para produção de esgoto numa residência de 5 pessoas, quando a produção de esgoto real da casa é o equivalente a 10, 15 ou mais pessoas. Significa que a produção de esgoto é maior do que a capacidade de tratamento do produto. Por isso, você deve adquirir o Biodigestor de acordo com a sua necessidade real.
Importante: Não é permitido a ligação de ralos, calhas e outros sistemas que coletam água da chuva ou de limpeza de pisos. E se a tubulação da cozinha será ligada ao Biodigestor, antes, porém, obrigatoriamente você precisa instalar uma caixa de gordura.
Não. Os produtos prejudicam a eficiência do Biodigestor Acqualimp quando são lançados em grande escalas e constância, interferindo assim no processo biológico do tratamento do esgoto.
Sim. Os produtos utilizados na limpeza da residência pouco interferem no funcionamento do Biodigestor Acqualimp. O que não pode ser feito é abrir a tampa do produto químico e jogar diretamente e frequentemente dentro do Biodigestor.
Para isso, você precisa simplesmente abrir o registro de extração do lodo afim de retirar o lodo estabilizado que está concentrado no fundo do Biodigestor. O próprio peso da água se encarga de pressionar o lodo que está no fundo do Biodigestor fazendo com que seja expelido ao leito de secagem (através de carga hidráulica). Demora em torno de 5 minutos onde o lodo sai líquido e escuro, porém sem qualquer mau cheiro. No momento, em que o lodo escuro deixar de sair e comece a sair uma água clara/mais cinza, você deve fechar o registro. E está feita a manutenção, sem necessidade de caminhão limpa-fossa.
Feito isso, você só precisar tampar o leito de secagem e deixar que o lodo estabilizado seja absorvido pelo solo do fundo do leito. Deixe o material secando entre 1 e 5 dias. Feito isso, você pode recolher esse material já seco e descartar no lixo ou como adubo em plantas não frutíferas.
A Acqualimp orienta que você faça a manutenção do Biodigestor após 12 meses da data de início de uso (ou seja, a primeira vez). Já as demais limpezas deverão acontecer entre 12 e 18 meses dependendo do tipo e quantidade de uso.
O efluente tratado que sai do Biodigestor chega em índice de até 85% livre de contaminantes e ela estará em perfeitas condições para ser absorvida no solo.
O líquido tratado pelo Biodigestor nunca deve ser lançado em nascentes, rios, lagos, represas, etc. O descarte correto é fazer um sumidouro ou vala de infiltração. E, dependendo do local, também é possível o lançamento desse líquido tratado em canais de drenagem desde que contenham um sistema posterior de cloração ou outro tipo de desinfecção final.
Os sumidouros e as valas de infiltração são locais onde é feito o descarte final do efluente tratado do Biodigestor. Tanto sumidouro quanto vala de infiltração devem ser dimensionados corretamente para que sejam capazes de absorver todo efluente lançados, sem que haja colapso (encharcamento). Por isso, mais uma vez, a importância de um correto dimensionamento.
E, para o correto dimensionamento, deve ser consultado um profissional qualificado, pois existem diversos pontos a serem observados, tais como capacidade do solo em absorver água, nível do lençol freático, distâncias obrigatórias para lotes, fundações etc. Na dúvida, consulte sempre o Manual de Instalação do produto.
A Acqualimp recomenda a contratação de um técnico ou engenheiro para especificar o tamanho necessário e como fazer a instalação do sumidouro ou vala de infiltração para dar vazão às águas. O incorreto uso, aplicação ou instalação do produto acarreta perda de garantia.
Depois que o lodo estabilizado que você extraiu tiver seco, existem duas possibilidades: a mais comum é descartar em aterros sanitários. Já a outra é neutralizar com cal e utilizar esse lodo estabilizado na agricultura como fonte de matéria orgânica e nutrientes para plantas, seguindo as exigências da resolução CONAMA 375/2006.
Não. Mesmo se o efluente tratado no Biodigestor (ou em qualquer tratamento de esgoto) estiver bem clarificado não significa que este líquido seja próprio para ingestão/consumo. Portanto, jamais consuma esse efluente tratado pelo Biodigestor.
Não existe uma medida padrão para o dimensionamento do sumidouro. Isso deve ser projetado pelo responsável da obra, respeitando as normas e a disposição do terreno.
Pesquisas estimam que um plástico (comum) leva até 200 anos para se decompor. O Biodigestor Acqualimp, por sua vez, é fabricado em polietileno de alta densidade, material que tecnicamente apresenta características de longa durabilidade mesmo quando exposto às intempéries e radiações solares tipo UV, exposições essas que o Biodigestor não sofrerá uma vez que está enterrado.
O Biodigestor Acqualimp é um reator anaeróbio que produz através das reações bioquímicas os gases Sulfídrico e Metano, mas em baixa quantidade. Esses gases são resultados da ação das bactérias que fazem a decomposição do esgoto. Para evitar o retorno dos gases e o mau cheiro, deve sempre instalar na tubulação de esgoto da residência um sistema de ventilação da tubulação, também conhecido como respiro, que é comum em toda residência.
O Biodigestor Acqualimp é um produto compacto e de pequena escala que gera pouco biogás durante o processo de tratamento do esgoto, o que inviabiliza sua utilização.
Não. A tubulação para saída dos gases deve ser adaptada na tubulação de esgoto, de preferência no pé direito do imóvel, antes do esgoto chegar no Biodigestor.
O sistema de ventilação ou respiro deve ser instalado preferencialmente no trecho final da tubulação antes do Biodigestor, de forma que seja levado até acima da cobertura ou telhado da residência para que os gases lançados na atmosfera não causem qualquer incômodo.
Não tem risco de ressecamento, tanto que a instalação do Biodigestor pode ser enterrada ou semienterrada. O que a Acqualimp recomenda em caso de instalação com tampa exposta ao tempo é passar um selante PU ou silicone para ampliar a vedação da tampa.
Não. Você não pode mudar a inclinação do tubo de descarte do lodo do Biodigestor, nem mesmo colocar uma curva ou redução. A mudança da inclinação pode prejudicar o descarte do lodo. Já a inclusão de curva ou redução se tornam pontos de entupimento, já que o lodo é um material pastoso. O incorreto uso, aplicação ou instalação do produto acarreta perda de garantia.
Essa tubulação serve para desobstruir a entrada da tubulação de descarte de lodo. Durante o processo de descarte, se ao abrir o registro do leito de secagem, o lodo não sair, provavelmente, a entrada da tubulação esteja obstruída. Portanto, retire o CAP da tubulação de descompactação que fica na parte de cima do Biodigestor Acqualimp e, com o auxílio de uma haste, faça a descompactação, com devido cuidado para não danificar o produto.
Em concordância com a NBR 7229, o Biodigestor Acqualimp deve ser instalado pelo menos a 1,5 metros de construções, ramais prediais de água, limites de terrenos, sumidouros e valas de infiltração, a 3,0 metros de arvores e pontos de abastecimento de rede pública e a 15 metros de poços freáticos e de corpos d’água de natureza qualquer.
Sim. Quando você usar dois ou mais Biodigestores é preciso considerar a soma das capacidades deles. Porém, para que funcionem corretamente eles devem ser instalados em paralelo, de forma que cada um deles receba a mesma quantidade de efluentes. Para isso, você vai precisar instalar também uma caixa de equalização e distribuição antes deles. Jamais devem ser instalados em ‘série’, ou seja, um após o outro.
O Biodigestor pode estar enterrado ou semienterrado. O importante é que esteja em um nível abaixo da saída de esgoto para que o fluxo ocorra por meio da ação da gravidade.
Para a correta retirada do lodo, na sua instalação, você deve fazer uma caixa de alvenaria simples (as especificações constam no Manual de Instalação do produto) com fundo direto no solo chamado de caixa de secagem. Essa caixa de secagem deve ser tampada. Dentro da caixa de secagem vai um registro (que acompanha o Biodigestor Acqualimp). Esse registro deve ficar 100% fechado nesse período.
Não. O Biodigestor Acqualimp foi desenvolvido somente para tratamento de esgoto doméstico, não sendo recomendado o uso para outra finalidade. O incorreto uso, aplicação ou instalação do produto acarreta perda de garantia.
Fossa Séptica
A Fossa Séptica Acqualimp, produzida em polietileno de alta densidade e 100% impermeável, é uma unidade de tratamento primeiro de esgoto doméstico, que elimina qualquer risco de contaminação do solo por conta da estanqueidade do produto. A Fossa Séptica Acqualimp já conta com conexões de 4” (100mm) para instalação de tubulação, além de ter 2 gaxetas também de 4” (100mm) na base superior que serão utilizadas para limpeza do equipamento. A Fossa Séptica Acqualimp tem 5 anos de garantia para defeitos de fabricação.
Os tamanhos da Fossa Séptica Acqualimp variam de acordo com o uso estimado e do tamanho/formato do imóvel. Confira:
Fossa Séptica 3.000L: indicado para imóvel com até 20 pessoas
Fossa Séptica 5.000L: indicado para imóvel com até 50 pessoas
Fossa Séptica 10.000L: indicado para imóvel com até 164 pessoas
Essa quantidade de pessoas pode variar consideravelmente para mais, dependendo do tipo do imóvel. Leia o Manual de Instalação do produto e entenda melhor qual a Fossa Séptica ideal pra sua necessidade.
A Fossa Séptica Acqualimp, se utilizada com o Filtro Anaeróbio, proporciona os mesmos benefícios do Biodigestor, com a diferença de que a remoção do lodo no caso da Fossa Séptica é feita através de caminhão limpa-fossa. Já o Biodigestor dispensa caminhão limpa-fossa e a manutenção é feita através de um registro. O sistema de Fossa Séptica + Filtro Anaeróbio é normalmente adotado para atender grandes demandas de tratamento de esgoto, como em casos de fábricas, escritórios e outros.
As fossas convencionais já estão em desuso e proibidas por lei por armazenarem esgoto bruto sem tratamento, gerando a contaminação do solo e de lençóis freáticos. As fossas de alvenaria, se não forem corretamente impermeabilizadas, resultam em infiltração de esgoto no solo, ocorrendo a mesma contaminação citada nas fossas negras. Elas sofrem infiltração inclusive de raízes plantas.
Já a Fossa Séptica Acqualimp é fabricada em polietileno de alta densidade e em peça única, com estanqueidade de 100% e com o máximo de resistência e durabilidade. Pode ser instalada em diversos tipos de solo e são totalmente impermeáveis.
O Filtro Anaeróbio é um tratamento secundário recomendado pela NBR 7229 e 13969 da ABNT. O seu uso é recomendado quando é necessário atingir maior grau de eficiência no tratamento do esgoto doméstico.
A Acqualimp recomenda o auxílio de um profissional que fará a medição para o dimensionamento ideal seguindo a NBR 7229 e 13969 da ABNT.
A Acqualimp recomenda a contratação de um técnico ou engenheiro para especificar o tamanho necessário e como fazer a instalação do sumidouro ou vala de infiltração para dar vazão às águas. O incorreto uso, aplicação ou instalação do produto acarreta perda de garantia.
Não existe uma medida padrão para o dimensionamento do sumidouro. Isso deve ser projetado pelo responsável da obra, respeitando as normas e a disposição do terreno.
Filtro Anaeróbio
O Filtro Anaeróbio Acqualimp é um sistema de tratamento secundário do efluente líquido vindo da fossa séptica. Ele é fabricado em polietileno de alta densidade em peça única, com estanqueidade de 100% e com o máximo de resistência e durabilidade. Pode ser instalado em diversos tipos de solo e é totalmente impermeável. O Filtro Anaeróbio deve ser preenchido até aproximadamente a metade do seu corpo com brita número 4 ou outro material filtrante recomendado como anéis de PVC, tubos corrugados, entre outros disponíveis no mercado. O Filtro Anaeróbio Acqualimp tem 5 anos de garantia para defeitos de fabricação.
Os tamanhos do Filtro Anaeróbio Acqualimp variam de acordo com o uso estimado e do tamanho/formato do imóvel. Confira:
Filtro Anaeróbio 3.000L
Filtro Anaeróbio 5.000L
A quantidade de pessoas pode variar, dependendo do tipo do imóvel. Leia o Manual de Instalação do produto e entenda melhor qual o Filtro Anaeróbio ideal para sua necessidade.
Não. O Filtro Anaeróbio é um tratamento secundário e necessita do tratamento primário – que é a fossa séptica. É comum quem utiliza apenas a fossa, mas nunca apenas o filtro.
Filtros de Água
O Filtro de água Jumbo Acqualimp é um aparelho de grande capacidade para água com alta concentração de sedimentos. Sua alta vazão, de até 4.200 litros por hora, o que torna ele perfeito para reservatórios de grandes capacidades. Ele retém terra, sujeiras e qualquer partícula presente na água que seja do tamanho da metade da espessura de um fio de cabelo, deixando a água limpa antes mesmo de entrar na caixa d’água. O Filtro Jumbo Acqualimp tem 2 anos de garantia para defeitos de fabricação.
Sim. Tão fácil que quando você compra o seu Filtro Jumbo Acqualimp vai junto na embalagem, além do filtro:1 refil, 1 chave do filtro, 1 suporte, 8 parafusos e 4 buchas plásticas. Tudo para facilitar na hora de instalar.
O Filtro Jumbo Acqualimp deve ser instalado em qualquer ponto entre o hidrômetro e o reservatório, de preferência em local de fácil acesso para a troca do refil, respeitando as instruções contidas no Guia de Instalação do produto.
Evite instalar em cima da casa ou em qualquer outro lugar onde você não terá fácil acesso para verificar o equipamento e principalmente quando precisar trocar o refil.
Não é necessário fazer uma manutenção no Filtro Jumbo Acqualimp. A única coisa que você precisa fazer é trocar o refil a cada 6 meses ou a cada 90.000 litros de água filtrada. Esse valor pode variar em função da qualidade da água que o consumidor recebe em casa.
Atenção: O REFIL para o Filtro Jumbo Acqualimp está disponível para você nas principais lojas físicas ou online de materiais de construção. Se não encontrar, ligue 0800 940 2482 que a Acqualimp te ajuda a encontrar.
Sim. O Filtro Jumbo Acqualimp atende à portaria nº 2914 do Ministério da Saúde com certificação INMETRO, ensaios realizados de acordo com a NBR 16098:2012.
O Filtro Ponto de Entrada Acqualimp, tem vazão de 1200 litros de água/hora, filtra sujeiras e outras partículas menores que estejam presentes na água com a espessura da metade de um fio de cabelo, deixando a água limpa antes mesmo de entrar na caixa d’água! Tem tecnologia que garante água limpa com muito mais economia, segurança e qualidade para você e sua família. O Filtro Ponto de Entrada Acqualimp tem 1 ano de garantia para defeitos de fabricação.
Atenção: O REFIL para o Filtro Ponto de Entrada Branco Acqualimp está disponível para você nas principais lojas físicas ou online de materiais de construção. Se não encontrar, ligue 0800 940 2482 que a Acqualimp te ajuda a encontrar.
O ideal é que não. O Filtro Ponto de Entrada Acqualimp deve ser instalado em qualquer ponto entre o hidrômetro e o reservatório, de preferência em local de fácil acesso para a troca do refil, respeitando as instruções contidas no Guia de Instalação do produto. Evite instalar em cima da casa ou em qualquer outro lugar onde você não terá fácil acesso para verificar o equipamento e principalmente quando precisar trocar o refil.
Não é necessário fazer uma manutenção no Filtro Ponto de Entrada Acqualimp. A única coisa que você precisa fazer é trocar o refil a cada 6 meses ou a cada 20.000 litros de água filtrada. Esse valor pode variar em função da qualidade da água que o consumidor recebe em casa.
Sim. O Filtro Ponto de Entrada Acqualimp atende à portaria nº 2914 do Ministério da Saúde com certificação INMETRO, ensaios realizados de acordo com a NBR 16098:2012.
Nas últimas décadas a Acqualimp atualizou o seu portfólio trocando a cor/modelo do Filtro Ponto de Entrada que surgiu na cor preta, depois passou para um modelo na cor azul e atualmente é um novo modelo na cor branca, por determinação do INMETRO. Durante muito tempo, o refil do Filtro Preto e do Filtro Azul era no modelo plissado (com algumas dobraduras) e podia ser lavado. Por determinação do INMETRO o refil não é mais plissado, nem lavável, agora ele é fabricado em polipropileno.
Então, não se preocupe. Seja o seu filtro preto ou azul, o REFIL é o mesmo e a Acqualimp tem disponível para você nas principais lojas físicas ou online de materiais de construção. Se não encontrar, ligue 0800 940 2482 que a Acqualimp te ajuda a encontrar.
O copo do filtro não é comercializado individualmente, nesse caso é necessário comprar um novo filtro.
Purificadores de Água
A Acqualimp comercializa 2 modelos de Purificadores: um para você instalar sobre a pia e outro pra você instalar embaixo da pia. Confira:
O Purificador de água Baixo Pia Acqualimp oferece água purificada, sem gostos, odores ou excesso de cloro, garantindo água limpa e saudável para beber, cozinhar e lavar alimentos. A instalação do purificador deve ser feita embaixo da pia, sem prejudicar a estética da cozinha, dispensando o uso de bica separada. É água purificada direto da torneira, no momento e na quantidade que você e sua família precisa.
Vazão de 120 litros de água/hora e 1 ano de garantia para defeito de fabricação.
Nas últimas décadas a Acqualimp atualizou o seu portfólio trocando o modelo do Purificador Sobre Pia e do Purificador Baixo Pia, ao longo do tempo. Mas não se preocupe. A Acqualimp tem disponível à venda o refil para os modelos antigos de seus purificadores para você nas principais lojas físicas ou online de materiais de construção. Se não encontrar, ligue 0800 940 2482 que a Acqualimp te ajuda a encontrar.
Importante: Antes o refil do purificador possuía uma espécie de gradeado. Porém, por determinação do INMETRO o refil agora é fabricado em carvão ativado e polipropileno, com redução de cloro livre.
Tampas para reservatórios
A Tampa Click Acqualimp garante máxima proteção e segurança para a água que você armazena. Seu desenho foi desenvolvido pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento e garante segurança no fechamento, evitando que a tampa solte mesmo com ventos fortes, evitando a entrada de animais, insetos ou qualquer sedimento, reduzindo o risco de proliferação do mosquito da dengue. Ou seja, você não precisa mais ter um reservatório d’água onde a tampa fica amarrada com corda ou arame, ou até mesmo você não precisa mais colocar pedra, tijolo ou madeiras em cima da sua caixa d’água, por exemplo, pra garantir que estará fechada. Saiba que fazendo tudo isso você está contribuindo ainda mais com a proliferação do aedes aegypti, porque todo peso colocado em cima de um reservatório vai fazer a parte de cima afundar, e ali vai juntar uma pequena poça de água suficiente para formar um criadouro dentro da sua casa. Escolha reservatório de água com Tampa Click.
Sim. A Acqualimp oferece ao consumidor que deseja comprar, individualmente, a tampa de qualquer reservatório de sua marca. As tampas podem ser compradas em lojas de materiais de construção ou lojas online. Se tiver dificuldade de encontrar, ligue 0800 940 2482 que a Acqualimp te ajuda a encontrar.
É simples e você não terá dificuldade. Para caixas d’água Acqualimp de 310L até 1.000L você deve comprar a Tampa Click de 18” (45 cm). Agora se sua caixa d’água da marca Acqualimp for de 1.500L a 2.500L a tampa certa mede 21” (60 cm). Se tiver dificuldade de encontrar, ligue 0800 940 2482 que a Acqualimp te ajuda a encontrar.
A Tampa Click é utilizada em diversos produtos do portfólio Acqualimp. Então, se você precisar trocar a tampa de seu produto Acqualimp, confere aqui e faça a compra certa:
Tampa 18″ (45cm)
Caixas d’água Acqualimp de 310L a 1.000L
Biodigestor Acqualimp de 600L a 3.000L
21″ (60cm)
Caixas d’água Acqualimp de 1.500L a 2.500L
Cisternas Acqualimp de 3.000L a 10.000L
Tanques Acqualimp de 5.000L a 16.000L
Fossa Séptica Acqualimp de 3.000L a 10.000L
Filtro Anaeróbio Acqualimp de 3.000L a 5.000L
Válvula Boia
A Válvula Boia Acqualimp está disponível no mercado nas dimensões ½” e de ¾”.
Uma válvula boia de alta vazão significa dizer que a quantidade de água que vem da tubulação da rua é a mesma quantidade que vai entrar no seu reservatório, sem qualquer redução, ou seja, a válvula boia tem vazão total de entrada e saída.
A Acqualimp projetou essa haste regulável para que você não precise amassar ou dobrar a cremalheira da sua válvula boia. Essa haste é feita de alumínio anodizado, que não vai enferrujar e contaminar a sua água, sem contar que a sua válvula boia Acqualimp funciona sem fazer qualquer ruído, nem respingos. Essa válvula boia já vem na inclinação correta, você só precisa instalar no seu reservatório.
Gaxetas
A Gaxeta Acqualimp substitui flanges de PVC, facilitando a instalação de tubulações de PVC em cisternas, tanques e caixas d´água, garantindo assim um ajuste preciso e sem vazamentos no reservatório.
O material usado para a fabricação da Gaxeta Acqualimp de 100mm é a borracha injetada.
A Gaxeta Acqualimp apresenta um diâmetro interno único de 100mm.
Sim. Além de apresentar ranhuras internas e uma aba externa, a Gaxeta Acqualimp encaixa perfeitamente no reservatório.
Silo Agroindustrial
Os Silos de Armazenamento Agroindustrial Acqualimp são produzidos em polietileno de alta densidade (PEAD), ideais para o armazenamento e dosagem de fluídos, grãos, alimentos ou líquidos e substâncias químicas. Os Silos de Armazenamento Agroindustrial Acqualimp são fabricados nos modelos R1 e R2 e contam com 3 Anos de Garantia de fábrica. A Acqualimp garante qualidade superior com reforço necessário para resistir a produtos químicos altamente corrosivos ou densidades de até 1,90 gr/cm3. O produto conta com 3 anos de garantia de fábrica para defeitos de fabricação.
Você pode armazenar café, milho, arroz, feijão, grãos, sementes, soja ou líquidos e substâncias químicas. Mas, antes, você deve consultar o Guia de Resistência Química oferecido pela Acqualimp para que você veja se o Silo Agroindustrial Acqualimp é indicado ou não para armazenar o produto que deseja. Importante destacar, que o Silo Agroindustrial Acqualimp não altera as propriedades físicas e químicas do produto armazenado.
O Silo Agroindustrial Acqualimp é disponível para venda nas capacidades 600L, 1.300L e 3.000.
Não. O Silo Agroindustrial Acqualimp é fabricado para não você não ter que fazer nenhum tipo de manutenção. Ele não oxida, nem corrói.
O Silo Agroindustrial Acqualimp conta com um fundo cônico, permitindo que ocorra o esvaziamento total do armazenado nele.
A tampa do Silo Agroindustrial Acqualimp mede 18” (45cm).
Os modelos disponíveis são o R1 e o R2, lembrando que modelos R1 para armazenar produtos de densidade (g/cm³) de 1.21 até 1.50 e modelo R2 indicado para armazenar produtos de densidade (g/cm³) de 1.51 até 1.90, maior de 1.90 não é recomendado o uso. Além disso, ele pode ser branco (que deve ser instalado em local coberto) ou preto (que pode ficar exposto ao sol).
Tanque Agroindustrial
Os Tanques e Armazenamento Agroindustrial Acqualimp são produzidos em polietileno de alta densidade (PEAD), ideais para o armazenamento de fluídos, grãos, alimentos ou líquidos e substâncias químicas. Os Tanques de Armazenamento Agroindustrial Acqualimp são fabricados nos modelos R1 e R2 e contam com 3 Anos de Garantia de fábrica. A Acqualimp garante qualidade superior com reforço necessário para resistir a produtos químicos altamente corrosivos ou densidades de até 1,90 gr/cm3. O produto conta com 3 anos de garantia de fábrica para defeitos de fabricação.
É recomendado as aplicações para cachaça, ácido em pó, cerveja, óleo mineral, leite, vinagre, etc. Mas, antes, você deve consultar o Guia de Resistência Química oferecido pela Acqualimp para que você veja se o Tanque Agroindustrial Acqualimp é indicado ou não para armazenar o produto que deseja. Importante destacar, que o Tanque Agroindustrial Acqualimp não altera as propriedades físicas e químicas do produto armazenado.
A Acqualimp produz Tanque Agroindustrial nas capacidades de 5.000L, 6.000L, 10.000L, 15.000L e 16.000L.
Não. O Tanque Agroindustrial Acqualimp é fabricado para não você não ter que fazer nenhum tipo de manutenção. Ele não oxida, nem corrói. O Tanque Agroindustrial conta com várias bases planas para que você possa instalar a tubulação de entrada/saída do que desejar armazenar.
A tampa do Tanque Agroindustrial Acqualimp mede 21” (60cm).
Os modelos disponíveis são o R1 e o R2, lembrando que modelos R1 para armazenar produtos de densidade (g/cm³) de 1.21 até 1.50 e modelo R2 indicado para armazenar produtos de densidade (g/cm³) de 1.51 até 1.90, maior de 1.90 não é recomendado o uso. Além disso, ele pode ser branco (que deve ser instalado em local coberto) ou preto (que pode ficar exposto ao sol).
Para a instalação correta do Tanque Agroindustrial Acqualimp é importante que ele fique sobre uma base plana, lisa, limpa e regular, sem qualquer tipo de objeto pontiagudo ou cortante que possa perfurar o produto. Lembrando que o Tanque Agroindustrial na cor branca (neutro) não pode ficar exposto ao sol; enquanto o Tanque Agroindustrial na cor preta pode ficar exposto ao sol, sem problema.
Emita aqui a 2° via dos seus boletos