Saneamento básico no Brasil: Biodigestor uma solução eficiente!

Compartilhar

Saneamento básico no Brasil: Biodigestor uma solução eficiente!

O saneamento básico infelizmente é um grande desafio para o Brasil, mais da metade (53,15%) das casas não possuem ligação à rede coletora e menos da metade desses 50% não recebem algum tipo de tratamento.

Para um país como o nosso em que 95% dos municípios possuem população abaixo de 100 mil habitantes, existem alternativas sustentáveis como o uso do Biodigestor.

O biodigestor é uma tecnologia eficaz para o tratamento do esgoto sanitário e de baixo custo. Os efluentes são canalizados para este ambiente sem oxigênio (fechado) e as bactérias assumem o trabalho de se alimentarem do material consumindo até 80% da matéria orgânica do esgoto.

Biodigestor quando instalado corretamente, não libera mau cheiro e o lodo gerado é um excelente adubo para plantas.

O Biodigestor trata o esgoto no local onde é gerado e devolve a água tratada para o meio ambiente, funcionando como uma miniestação de tratamento para o esgoto.
Considerado a alternativa com o melhor custo benefício disponível no mercado para o saneamento básico. Assim, é possível economizar com caminhões limpa fossa, afinal, este possui um dispositivo de fácil manuseio, possibilitando a qualquer pessoa remover o lodo gerado.

Saneamento básico no Brasil: parâmetros de tratamento de esgoto

O biodigestor fabricado pela Acqualimp atende as normas do CONAMA e o decreto nº 8.468 sobre a Preservação e o Controle da Poluição do Meio Ambiente. A Resolução CONAMA nº 430/11 dispõe sobre condições, parâmetros, padrões e diretrizes para o lançamento de efluentes em corpos de água.

Esta resolução altera e complementa a Resolução CONAMA nº 357. Esta definia padrões e condições para lançamento de quaisquer efluentes em corpos hídricos. Já a resolução nº 430/11 fixou, também, padrões para lançamento efluentes oriundos de sistemas de tratamento de esgotos sanitários e lançamento de esgotos sanitários por meio de emissários submarinos (efluentes lançados no mar).

A resolução nº 430/11 se aplica somente a efluentes lançados nos corpos hídricos. A disposição de efluentes no solo, mesmo tratados, não está sujeita aos parâmetros e padrões de lançamento dispostos na resolução.

Biodigestor e suas características

Fabricado em polietileno de alta densidade (PEAD) e 100% impermeável.

O equipamento não sofre infiltrações, cuida da higiene, da saúde e é econômico. Perfeito para todos os tipos de construções, residências, shopping, chácaras, sítios, fazendas e escritórios.

Acompanha acessórios como: 1 Anel de vedação 100mm + 1 CAP 60 mm (tampão) + 1 Registro de Esfera Soldável 60mm, disponível nas as litragens 600L, 1300 L e 1800L.

Certamente a solução mais completa e econômica para solucionar o grande problema de saneamento no Brasil.

Compartilhar

Você também poderá gostar